UNIFESP
QUESTÕES OBJETIVAS
QUESTÕES DISSERTARIVAS
1.UNIFESP Os circuitos elétricos A e B esquematizados, utilizam quatro lâmpadas incandescentes L idênticas, com especificações comerciais de 100 W e de 110 V, e uma fonte de tensão elétrica de 220 V. Os fios condutores, que participam dos dois circuitos elétricos, podem ser considerados ideais, isto é, têm suas resistências ôhmicas desprezíveis.
a) Qual o valor da resistência ôhmica de cada lâmpada e a resistência ôhmica equivalente de cada circuito elétrico?
b) Calcule a potência dissipada por uma lâmpada em cada circuito elétrico, A e B, para indicar o circuito no qual as lâmpadas apresentarão maior iluminação.
link para a resolução https://youtu.be/eCSe4g29UWM
2.UNIFESP Para a preparação de um café, 1 L de água é aquecido de 25 ºC até 85 ºC em uma panela sobre a chama de um fogão que fornece calor a uma taxa constante. O gráfico representa a temperatura (θ) da água em função do tempo, considerando que todo o calor fornecido pela chama tenha sido absorvido pela água.
Após um certo período de tempo, foram misturados 200 mL de leite a 20 ºC a 100 mL do café preparado, agora a 80 ºC, em uma caneca de porcelana de capacidade térmica 100 cal/ºC, inicialmente a 20 ºC. Considerando os calores específicos da água, do café e do leite iguais a 1 cal/(g · ºC), as densidades da água, do café e do leite iguais a 1 kg/L, que 1 cal/s = 4 W e desprezando todas as perdas de calor para o ambiente, calcule:
a) a potência, em W, da
chama utilizada para aquecer a água para fazer o café.
b) a temperatura, em ºC, em
que o café com leite foi ingerido, supondo que o consumidor tenha aguardado que
a caneca e seu conteúdo entrassem em equilíbrio térmico.
link para resolução https://youtu.be/OJNwhW4Zt3A
3. UNIFESP Em um parque de diversões existem dois grandes espelhos dispostos verticalmente, um de frente para o outro, a 10 m de distância um do outro. Um deles é plano, o outro é esférico convexo. Uma criança se posiciona, em repouso, a 4 m do espelho esférico e vê as duas primeiras imagens que esses espelhos formam dela: IP, formada pelo espelho plano, e IC, formada pelo espelho esférico, conforme representado na figura.
Calcule:
a) a distância, em metros, entre IP e IC.
b) a que distância do espelho esférico, em metros, a criança
deveria se posicionar para que sua imagem IC tivesse um terço de sua altura.
link para resolução https://youtu.be/XBtk7YASsQY
4.UNIFESP Dois corpos, A e B, de massas 10 kg e 8 kg, respectivamente, cinco polias e dois fios constituem um sistema em equilíbrio, como representado na figura. O corpo A está parcialmente mergulhado na água, com 40 cm de sua altura imersos e com sua base inferior paralela ao fundo do recipiente e ao nível da água.
Adotando g = 10 m/s2,
densidade da água igual a 103 kg/m3 e considerando que os
fios e as polias sejam ideais e que o teto seja paralelo ao solo horizontal,
calcule:
a) a diferença entre as
pressões, em Pa, às quais estão submetidas as bases superior e inferior do
corpo A.
b) o volume do corpo A, em m3, que se encontra abaixo da superfície da água.
link para resolução https://youtu.be/XoGMRgIxVrM
5. UNIFESP Um garoto de 40 kg está sentado, em repouso, dentro de uma caixa de papelão de massa desprezível, no alto de uma rampa de 10 m de comprimento, conforme a figura.
Para que ele desça a rampa, um amigo o empurra, imprimindo-lhe uma velocidade de 1 m/s no ponto A, com direção paralela à rampa, a partir de onde ele escorrega, parando ao atingir o ponto D. Sabendo que o coeficiente de atrito cinético entre a caixa e a superfície, em todo o percurso AD, é igual a 0,25, que sen θ = 0,6, cos θ = 0,8, g = 10 m/s2 e que a resistência do ar ao movimento pode ser desprezada, calcule:
a) o módulo da força de atrito, em N, entre a caixa e a rampa no ponto B.
b) a distância percorrida pelo garoto, em metros, desde o ponto A até o ponto D.
link para resolução https://youtu.be/i6Ry1YLwji4
6.Do alto de um edifício em construção, um operário deixa um tijolo cair acidentalmente, a partir do repouso, em uma trajetória vertical que passa pela posição em que outro operário se encontra parado, no solo. Um segundo depois do início da queda do tijolo, o operário no alto grita um alerta para o operário no solo.
Considerando o dado da figura, a resistência do ar desprezível, g = 10 m/s2, a velocidade do som no ar igual a 350 m/s e raiz de 1400 = 37 calcule:
a) a distância percorrida pelo tijolo entre os instantes t = 1 s e t = 3 s após o início de sua queda.
b) o intervalo de tempo, em segundos, que o operário no solo terá para reagir e se movimentar, depois de ter ouvido o grito de alerta emitido pelo operário no alto, e não ser atingido pelo tijolo.
link para resolução https://youtu.be/a-R1BXL7EwY
RESPOSTAS
QUESTÕES OBJETIVAS
QUESTÕES DISSERTARIVAS
1.A 121 ohms, 484 ohms B. Pa = 100W, Pb = 25W 2.A800W B.35°C 3.A18m B.8m
4.A. 4x103 Pa B.2x10-3m3 5.A.80N B.26,2 m 6.A 40m B. 2,7 s
Comentários
Postar um comentário