UNESP
QUESTÕES OBJETIVAS
1.UNESP A imagem, obtida em um laboratório didático, representa ondas circulares produzidas na superfície da água em uma cuba de ondas e, em destaque, três cristas dessas ondas. O centro gerador das ondas é o ponto P, perturbado periodicamente por uma haste vibratória.
Considerando as informações da figura e sabendo que a velocidade de propagação dessas ondas na superfície da água é 13,5 cm/s, é correto afirmar que o número de vezes que a haste toca a superfície da água, a cada segundo, é igual a(A) 4,5.
(B) 3,0.
(C) 1,5.
(D) 9,0.
(E) 13,5.
link para resolução https://youtu.be/qiZTjqwwCJY
2.UNESP A comunidade científica, hoje, admite que certos animais detectam e respondem a campos magnéticos. No caso das trutas arco-íris, por exemplo, as células sensoriais que cobrem a abertura nasal desses peixes apresentam feixes de magnetita que, por sua vez, respondem a mudanças na direção do campo magnético da Terra em relação à cabeça do peixe, abrindo canais nas membranas celulares e permitindo, assim, a passagem de íons; esses íons, a seu turno, induzem os neurônios a enviarem mensagens ao cérebro para qual lado o peixe deve nadar. As figuras demonstram esse processo nas trutas arco-íris:
Na situação da figura 2, para que os feixes de magnetita voltem a se orientar como representado na figura 1, seria necessário submeter as trutas arco-íris a um outro campo magnético, simultâneo ao da Terra, melhor representado pelo vetor:
Link para a resolução https://youtu.be/sMIWJ1znU4U
3.UNESP Um veículo (I) está parado em uma rodovia retilínea quando, no instante t = 0, outro veículo (II) passa por ele com velocidade escalar de 30 m/s. Depois de determinado intervalo de tempo, os dois veículos passam a trafegar com velocidades escalares iguais, conforme demonstra o gráfico.
Desprezando as dimensões dos veículos, a distância que os separava no instante em que suas velocidades escalares se igualaram é de
(A) 600 m.
(B) 650 m.
(C) 550 m.
(D) 500 m.
(E) 700 m.
Link para a resolução https://youtu.be/NeRjg1WVS6k
4.UNESP Uma esteira rolante é
utilizada para transportar caixas para o alto de uma plataforma. Para iniciar a
subida a partir do repouso, a esteira é colocada em movimento uniformemente
acelerado por alguns instantes, até que as caixas atinjam uma velocidade constante,
compatível com a subida. O coeficiente de atrito estático entre as superfícies
das caixas e a superfície da esteira é 0,8 e a aceleração da gravidade local
tem intensidade 10 m/s2.
Sabendo que sen θ = 0,6 e que cos θ = 0,8, a intensidade da máxima aceleração que a esteira pode ter no início de seu movimento, sem que as caixas escorreguem sobre ela, será
A.
0,4 m/s2.
B.
0,2 m/s2.
C.
0,5 m/s2.
D.
0,1 m/s2.
E.
0,3 m/s2.
Link para a resolução https://youtu.be/PHc9y5vXGok
5. UNESP Quando um homem se coloca em pé, projeta sobre o solo plano e horizontal uma sombra com 1,35 m de comprimento, conforme a figura 1. Quando esse mesmo homem sobe em um banco de 40 cm de altura e se mantém em pé, o banco e o homem projetam sobre o solo uma sombra com 1,65 m de comprimento, conforme a figura 2.
Sabendo que nas duas situações o homem se encontra no mesmo local e no mesmo horário, a altura desse homem é
(A) 1,75 m.
(B) 1,60 m.
(C) 1,65 m.
(D) 1,80 m.
(E) 1,70 m.
Link para resolução https://youtu.be/ECj_qgIoYcM
6.UNESP Determinada peça de platina de 200 g, sensível à temperatura, é mantida dentro de um recipiente protegido por um sistema automático de refrigeração que tem seu acionamento controlado por um sensor térmico. Toda vez que a temperatura da peça atinge 80 ºC, um alarme sonoro soa e o sistema de refrigeração é acionado. Essa peça está dentro do recipiente em equilíbrio térmico com ele a 20ºC, quando, no instante t = 0, energia térmica começa a fluir para dentro do recipiente e é absorvida pela peça segundo o gráfico a seguir. Sabendo que o calor específico da platina é 0,03 cal/(g ·ºC) e adotando 1 cal = 4J, o alarme sonoro disparará, pela primeira vez, no instante
a) t = 8 min.
b) t = 6 min.
c) t = 10 min.
d) t = 3 min.
e) t = 12 min.
link para resolução https://youtu.be/v12HMiheN7g
QUESTÕES DISSERTATIVAS
1. Em uma
impressora para computadores, gotas de tinta eletrizadas, ao serem submetidas a
um campo elétrico uniforme, são desviadas e guiadas para posições específicas
de uma folha de papel. Considere que uma gota de massa m = 22 x10-11 kg e carga 4 x 10-14
C penetra, com velocidade horizontal v0, pelo ponto P, em uma região
em que atuam apenas um campo elétrico uniforme E de intensidade 8 x 10-4 N/C,
na direção do eixo y e em seu sentido positivo, e o campo gravitacional g,
conforme a figura.
Adotando g = 10 m/s2 e sabendo que essa gota atinge o ponto Q de coordenadas (xQ, yQ = 0,03 cm) sobre a folha de papel, calcule:
a) a
aceleração dessa gota de tinta, em m/s2, no trajeto entre P e Q.
b) a
diferença de potencial, em V, entre os pontos P e Q, e o trabalho realizado
pela força elétrica, em J, no trajeto entre P e Q.
Link para resolução https://youtu.be/3HwkcYWhkc4
2.UNESP A figura mostra uma vela acesa diante de uma lente esférica feita de vidro, com centro óptico O, imersa no ar, e alguns raios de luz emitidos pela chama dessa vela, antes e depois de incidirem sobre a lente.
Considere tg 30°= V3/3 e admita que essa lente obedeça às condições de nitidez de Gauss.
a) Essa lente apresenta comportamento óptico convergente ou divergente? A imagem dessa vela, conjugada por essa lente, pode ser projetada sobre um anteparo? Responda e justifique suas respostas com base nas trajetórias dos raiosmostradas na figura e no fato de a imagem conjugada ser real ou virtual.
b) Qual a distância, em cm, da imagem dessa vela, conjugada por essa lente, ao centro óptico da lente?
Link para resolução https://youtu.be/XPuN7O4iPa0
RESPOSTAS
QUESTÕES OBJETIVAS
1.D 2.B 3.B 4.A 5.D 6.E
QUESTÕES DISSERTATIVAS
1.a.150 m/s2 b.24V, 9,6 x 10-13 J 2.a lente divergente, imagem virtual e, sendo assim, não pode ser projetada em um anteparo. b. -7,5 cm
Comentários
Postar um comentário