REFRAÇÃO DA LUZ


EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1.UNESP Um recipiente constituído de vidro crow tem uma base de espessura d e contém água a uma espessura 2d. Uma fonte de luz monocromática colocada no ponto P emite dois raios de luz, r1 e r2 que atravessam esse recipiente conforme mostra a figura. A tabela apresenta índices de refração absolutos do ar, da água e do vidro crown.

Adotando sen49° = 3/4, calcule:

a) O valor do ângulo Ө, em graus.

b) o valor da razão 🛆tV/🛆tA, entre os intervalos de tempo em que o raio r1 atravessa a camada de vidro ( 🛆tV) e a camada de água ( 🛆tA ).

Link para a resolução  https://youtu.be/Es0yUf56RYE


EXERCÍCIOS PROPOSTOS

1.PISM Em um experimento realizado em um laboratório, Maria Meitner colocou uma caneta laser adequadamente protegida no fundo de um aquário e depois o encheu com um líquido desconhecido. Ao instalar o laser, ela mediu o ângulo limite, θL , para que ocorra a reflexão total na interface com o ar, encontrando o valor de 42°. A figura a seguir representa o experimento, sendo que a seta no fundo do aquário representa a caneta laser e as outras, por sua vez, indicam a direção de propagação do feixe. Dados: cos 42°= 0,74; sen 42°= 0,67; nAr=1,0 (índice de refração do ar). Os índices de refração de cinco líquidos diferentes estão indicados na tabela abaixo. O índice de refração de qual líquido se aproxima mais do obtido pelo experimento de Maria Meitner?


A.   Do líquido 5.
B.   Do líquido 4.
C.   Do líquido 3.
D.   Do líquido 2.
E.   Do líquido 1.

link para resolução  https://youtu.be/1tfVoHxeHOk

2. FUVEST A figura ilustra de maneira simplificada o fenômeno da dispersão da luz branca ao incidir sobre um prisma de vidro a partir do ar, mostrando apenas raios refratados correspondentes a três cores diferentes. Um fenômeno análogo é responsável pelo aparecimento do arco-íris após uma chuva.


Na base do fenômeno da dispersão está a refração de raios luminosos quando incidem sobre uma interface que separa dois meios físicos distintos. A descrição matemática da refração é feita pela lei de Snell, conforme apresentada a seguir: 

n1λsenθ1=nrλsenθr    em que: 


𝑛𝑖,𝜆 é o índice de refração da luz de comprimento de onda 𝜆 no meio incidente, 

• θ1 é o ângulo que o raio incidente faz com a reta normal à interface,  

𝑛r,𝜆 é o índice de refração da mesma luz no meio refratado e 

𝜃𝑟 é o ângulo que o raio refratado faz com a reta normal à interface. 

O índice de refração do ar pode ser tomado como igual a 1 para qualquer comprimento de onda. Com base nessas informações, a relação correta entre os índices de refração dos raios das cores 1 (n1), 2 (n2) e 3 (n3) no vidro é dada por: 

Note e adote: A função seno é crescente quando 𝜃 está entre 0 e 90 grau


a)  n1 = n2 = n3 > 1

b)  n1 > n2 > n3 > 1

c)  1 < n1 < n2 < n3

d)  n1 < n2 < n3 < 1

e)  1 > n1 > n2 > n3

link para resolução  https://youtu.be/VpOruDX0ung

3.FUVEST Um raio monocromático de luz incide no ponto A de uma das faces de um prisma feito de vidro e imerso no ar. A figura 1 representa apenas o raio incidente e o raio refratado num plano normal às faces do prisma, cujas arestas são representadas pelos pontos P, S e T, formando um triângulo equilátero. Os pontos A, B e C também formam um triângulo equilátero e são, respectivamente, equidistantes de P e S, S e T, e T e P. Considere os raios E1, E2, E3, E4 e E5, que se afastam do prisma, representados na figura 2.

 

Podemos afirmar que os raios compatíveis com as reflexões e refrações sofridas pelo raio incidente, no prisma, são:

a) somente E3          

b) somente E1 e E2          

c) somente E2 e E5

d) somente E1, E3 e E4          

e) todos

Link para resolução  https://youtu.be/036B1uIPeU4


RESPOSTAS

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1.A.30°           B.9/16

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

1.C    2.B    3.D


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-vindo(a) ao blog de conteúdo do Pirando Amigo!