QUESTÕES INTERESSANTES
MOVIMENTO UNIFORME
1.UC-BA Uma partícula percorreu a trajetória MNPQ, representada na figura abaixo. Os instantes de passagem pelos diferentes pontos estão anotados em segundos. A velocidade escalar média da partícula, durante os dois segundos de movimento, foi em cm/s, igual a:
A. 6,0
B. 5,5
C. 4,5
D. 2,5
E. 2,0
2. UNICAMP O físico inglês Stephen Hawking (1942-2018), além de suas contribuições importantes para a cosmologia, a física teórica e sobre a origem do universo, nos últimos anos de sua vida passou a sugerir estratégias para salvar a raça humana de uma possível extinção, entre elas, a mudança para outro planeta. Em abril de 2018, uma empresa americana, em colaboração com a Nasa, lançou o satélite TESS, que analisará cerca de vinte mil planetas fora do sistema solar. Esses planetas orbitam estrelas situadas a menos de trezentos anos-luz da Terra, sendo que um ano-luz é a distância que a luz percorre no vácuo em um ano. Considere um ônibus espacial atual que viaja a uma velocidade média 2,0x104 km/s. O tempo que esse ônibus levaria para chegar a um planeta a uma distância de 100 anos-luz é igual a (Dado: A velocidade da luz no vácuo é igual a 3,0 108 m/s)
a) 66 anos.
b) 100 anos.
c) 600 anos.
d) 1500 anos.
link para resolução https://youtu.be/2ZmDLWxPIZo
3.SASI Diamantina Um ônibus faz uma viagem de 1.260 km. Após percorrer 300 km, a uma velocidade média de 60 km/h, permanece parado por uma hora em um restaurante (TRECHO 01). Em seguida, percorre mais 750 km, a uma velocidade média de 50 km/h, e faz uma nova parada de 2 horas em outro restaurante (TRECHO 02). Na última parte da viagem, o ônibus percorre mais 210 km, a uma velocidade média de 70 km/h (TRECHO 03). Num experimento de equivalência, foi considerado um movimento retilíneo para o cálculo do tempo em cada trecho percorrido pelo ônibus. Cada trecho é percorrido com uma velocidade constante que é igual à velocidade média, ou seja, TRECHO 01 com 60 km/h, TRECHO 02 com 50 km/h e TRECHO 03 com 70 km/h.
No experimento, o tempo total da viagem do ônibus, em HORAS, incluindo as paradas, é de:
A) 21
B) 23
C) 24
D) 26
Link da resolução https://youtu.be/DnwN9HY646U
HIDROSTÁTICA
1. UFLA Uma esfera oca de ferro possui uma massa de 1520 g e volume total de 860 cm3. O volume da parte oca é 660 cm3. A massa específica do ferro é:
(A) 152
kg/m3
(B) 760
kg/m3
(C) 1520
kg/m3
(D) 7600
kg/m3
link para resolução https://youtu.be/DEbAn0zlVxw
CALOR / TERMODINÂMICA
1. UFU Um estudante projeta um experimento no qual se colocam dois copos iguais, com a mesma quantidade de água, no interior de uma caixa de capacidade térmica desprezível, isolada do ambiente; um copo está com água fria a 10°C, e o outro com água quente a 80°C. O estudante afirma que, após decorridos alguns instantes, o copo com água fria baixará sua temperatura para 5°C, e o copo com água quente aumentará sua temperatura para 85°C. A ideia do estudante está
A) errada, pois contraria a Segunda Lei da Termodinâmica.
B) certa, pois concorda com o princípio da conservação de energia.
C) certa, pois concorda com a Lei Zero da Termodinâmica.
D) errada, pois contraria princípio do equivalente mecânico da caloria.
espelho retrovisor plano, e nove pessoas paradas na calçada, correspondentes aos pontos
1 a 9. O espelho retrovisor representado tem a altura do seu centro coincidindo com a
altura dos olhos do motorista, conforme mostra a figura. Nessa situação, o motorista
vê as imagens das pessoas:
A. 1, 4, 5
B. 1, 5, 7
C. 5, 7, 8
D. 1, 9, 3
E. 1, 6, 7
link para resolução https://youtu.be/ZU1dXEqzSfo
2.UNESP Quando um homem se coloca em pé, projeta sobre o solo plano e horizontal uma sombra com 1,35 m de comprimento, conforme a figura 1. Quando esse mesmo homem sobe em um banco de 40 cm de altura e se mantém em pé, o banco e o homem projetam sobre o solo uma sombra com 1,65 m de comprimento, conforme a figura 2.
Sabendo que nas duas situações o homem se encontra no mesmo local e no mesmo horário, a altura desse homem é
(A) 1,75 m.
(B) 1,60 m.
(C) 1,65 m.
(D) 1,80 m.
(E) 1,70 m.
Link para resolução https://youtu.be/ECj_qgIoYcM
MOVIMENTO UNIFORME
1.B 2.B 3.D
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