MCU Movimento Circular Uniforme
Movimento Circular Uniforme
link para o conteúdo https://youtu.be/biXuKEzXxWk
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
1. (ITA) No sistema convencional de tração de bicicletas, o ciclista impele os pedais, cujo eixo movimenta a roda dentada (coroa) a ele solidária. Esta, por sua vez, aciona a corrente responsável pela transmissão do movimento a outra roda dentada (catraca), acoplada ao eixo traseiro da bicicleta. Considere agora um sistema duplo de tração, com 2 coroas, de raios R1 e R2 (R1 menor que R2) e 2 catracas R3 e R4 (R3 menor que R4), respectivamente. Obviamente, a corrente só toca uma coroa e uma catraca de cada vez, conforme o comando da alavanca de câmbio. A combinação que permite máxima velocidade da bicicleta, para uma velocidade angular dos pedais fixa, é
a ( ) coroa R1 e catraca R3. b ( ) coroa R1 e catraca R4. c ( ) coroa R2 e catraca R3. d ( ) coroa R2 e catraca R4. e ( ) é indeterminada já que não se conhece o diâmetro da roda traseira da bicicleta.
link para resolução https://youtu.be/ZS0pEUVfAY4
2. UFU Assuma que as dimensões das engrenagens e do pneu de uma bicicleta sejam as indicadas abaixo.
A) Considerando-se os pontos x e y indicados na figura, qual deles terá menor velocidade linear? Explique sua resposta.
B) Pedalando em uma bicicleta com as dimensões descritas, um ciclista foi instruído de que, para vencer uma corrida, deve se manter à velocidade constante de 65Km/h durante toda a prova. Qual o número de pedaladas por segundo que ele deve dar para manter a velocidade indicada?
link para resolução https://youtu.be/2Y5pXsvhg30
3.EBMSP Sabe-se que caminhar ou correr na esteira da academia ou em casa é uma forma fácil e eficaz de fazer exercício físico porque requer pouca preparação física e mantém os benefícios da corrida, como aumento da resistência física, queima de gordura e desenvolvimento de vários grupos musculares. Recomenda-se a prática de, no mínimo, 150 minutos de caminhada semanalmente.
A figura 1 representa o esquema simplificado de uma esteira elétrica e a figura 2, o princípio de transmissão de movimento circular por correia. O círculo 2, extremidade do eixo que movimenta a lona da esteira, está acoplado coaxialmente à polia 1, que está ligada à polia 3 do eixo do motor por uma correia.
Com base nessas informações e considerando-se π igual a 3, o raio R1 igual a 10,0cm, os raios R2 e R3 iguais a 5,0cm e a velocidade linear da lona da esteira igual a 5,4km/h, pode-se afirmar:
A) O sentido do movimento da esteira é oposto ao sentido da rotação do eixo do motor.
B) A distância mínima que se deve percorrer semanalmente é de 15,5km.
C) A velocidade angular da polia 1 é igual a 20,0rad/s.
D) A frequência da rotação do motor é igual a 10,0Hz.
E) A velocidade escalar da polia 1 é igual a 5,4km/h.
link para a resolução https://youtu.be/W5IzR9_6Aw0
4. UNICAMP A prática esportiva de
“pular corda” vem conquistando muitos adeptos e se tornando uma modalidade de
competição. Numa prova de velocidade, um atleta consegue dar 105 saltos em 30
segundos. Considerando que o ponto da corda que passa sob os pés e acima da
cabeça do praticante descreve uma trajetória circular de raio r = 90 cm, qual é
a velocidade escalar desse ponto da corda?
a) 0,18 m/s.
b) 3,15 m/s.
c) 18,9 m/s.
d) 567 m/s.
link para resolução https://youtu.be/00NwmQVVgmE
5. ALBERT EINSTEIN Em uma viagem, um
veículo de 1000 kg passou pelo trecho ABCD da rodovia mostrada em uma visão
superior na figura. Os trechos AB e CD são retilíneos e têm comprimentos L. O
trecho BC é circular, de raio de curvatura R.
O gráfico, fora de escala, mostra como variou a velocidade escalar desse veículo em função do tempo, ao longo do trecho ABCD da rodovia.
a) Calcule a intensidade da
aceleração escalar do veículo, em m/s2, no trecho BC. Em seguida,
calcule o trabalho, em joules, realizado pela resultante das forças que atuaram
sobre o veículo entre os pontos A e D.
b) Calcule o instante tD,
em segundos, em que o veículo passou pelo ponto D. Em seguida, adotando π = 3,
calcule o raio de curvatura R, em metros, do trecho BC.
Link para resolução https://youtu.be/KqEFUmFiGp4
6.ESPCEX Em um parque de diversão, dois carrinhos, A e B, descrevem
um movimento circular uniforme em pistas distintas, concêntricas, muito
próximas e de raios RA e RB respectivamente. Quando se
movem no mesmo sentido, os carrinhos encontram-se, lado a lado, a cada 40 s e,
quando se movem em sentidos opostos, o encontro ocorre a cada 10 s. Os
carrinhos possuem velocidades escalares diferentes, e os respectivos módulos
das velocidades escalares são os mesmos nas duas situações descritas. Podemos
afirmar que a razão entre o módulo da velocidade escalar do carrinho A e do
carrinho B é de:
[A] 10RA / 3RB
[B] 2RA / RB
[C] 5RA / 3RB
[D] 8RA / 5RB
[E] RA / 4RB
Link para a resolução https://youtu.be/swj1HhLKIFU
RESPOSTAS
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
1.C 2. A. ambas possuem mesma velocidade angular W, como v=w.r, Vx<Vy, B. 5hz 3.D
4.C 5.A. -1,25 m/s2; -150KJ B. 26s; 120m 6.C
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