LANÇAMENTO OBLÍQUO
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
1.EEAR Uma pequena esfera de massa igual a 500 g é lançada obliquamente de um ponto do solo, segundo um ângulo a formado com a horizontal, e com velocidade inicial V0 de módulo igual a 20 m/s, conforme figura. Desprezando a resistência do ar e considerando o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10 m/s2, o valor do cosseno de a igual a 0,8 e o valor do seno de a igual a 0,6, qual, respectivamente, o valor da altura máxima ( hmax ), em m, atingida pela esfera e qual o valor da energia cinética, em J, nessa altura máxima?
a ( ) 7,2; 0
b ( ) 7,2; 32
c ( ) 14,4; 64
d ( ) 7,2; 64
link para a resolução https://youtu.be/fHeUp7NqaFM
2. UFLA Em uma competição de mountain bike, um ciclista desce uma montanha em sua bicicleta em alta velocidade até atingir a base de uma encosta. Ao final dessa encosta, no ponto P, ele precisa passar por um vale com desnível de 5 metros e 3 metros de largura para atingir o ponto Q. Considere g=10 m/s2 e desconsidere forças de atrito.
O menor
módulo da velocidade, na horizontal, que o ciclista deve atingir ao final da
encosta, para que consiga passar com sucesso pelo vale é
(A) 1,5
m/s
(B) 2,0
m/s
(C) 2,5
m/s
(D) 3,0
m/s
link para a resolução https://youtu.be/VwVTq-Y3Wb4
3.ENEM - A figura foi extraída de um antigo jogo para computadores, chamado Bang! Bang!
No jogo, dois competidores controlam os canhões A e B, disparando balas alternadamente com o objetivo de atingir o canhão do adversário; para isso, atribuem valores estimados para o módulo da velocidade inicial de disparo V0 e para o ângulo de disparo (θ).
Em determinado momento de uma partida, o competidor B deve disparar; ele sabe que a bala disparada anteriormente, θ = 53°, passou tangenciando o ponto P.
No jogo, g é igual a 10 m/s². Considere sen 53°= 0,8, cos 53°= 0,6 e desprezível a ação de forças dissipativas.
Com base nas distâncias dadas e mantendo o último ângulo de disparo, qual deveria ser, aproximadamente, o menor valor de V0 que permitiria ao disparo efetuado pelo canhão B atingir o canhão A?
a) 30 m/s.
b) 35 m/s.
c) 40 m/s.
d) 45 m/s.
e) 50 m/s.
link para resolução https://youtu.be/g2YGIhixzm4
4.PISM Uma perereca adulta deseja alcançar a
outra margem de um córrego poluído, sem cair na água. As duas margens estão no
mesmo nível da água. Saltando em uma direção que faz um ângulo de ϴ = 45° acima da horizontal, a
perereca consegue permanecer no ar por um tempo de 0,6 s. Desprezando a resistência do
ar, considerando g = 10m/s2
e
cos 45° = √2 /2,
pode-se afirmar que a distância mínima entre as margens do córrego, para que a
perereca consiga atravessar sem cair na água, é:
A. 1,8 m.
B. 1,0 m.
C. 1,6 m.
D. 0,6 m.
E. 0,8 m.
link para resolução https://youtu.be/WFPLO8ypApU
5.EsPCEx Um lançador de granadas deve ser posicionado a uma distância D da linha vertical que passa por um ponto A. Este ponto está localizado em uma montanha a 300 m de altura em relação à extremidade de saída da granada, conforme o desenho abaixo. A velocidade da granada, ao sair do lançador, é de 100 m/s e forma um ângulo “α” com a horizontal; a aceleração da gravidade é igual a 10m/s² e todos os atritos são desprezíveis.
Para que a granada atinja o ponto A, somente após a sua passagem pelo ponto de maior altura possível de ser atingido por ela, a distância D deve ser de: Dados: cos α = 0,6; sen α= 0,8
a) 240m
b) 360m
c) 480m
d) 600m
e) 960m
link para resolução https://youtu.be/wVLlALxeqqA
6. PISM Luiz e Geraldo querem estudar o movimento de projéteis. Eles fazem um experimento em que dois projéteis, A e B , são lançados de uma mesma altura e no mesmo instante de tempo. Enquanto o projétil A é lançado na direção vertical e para cima com velocidade inicial de módulo de módulo VA = 2,5 m/s,o projétil B é lançado com com velocidade de módulo VB = 5 m/s fazendo um ângulo de 30° com a horizontal. Se desprezarmos a resistência do ar, podemos afirmar que:
a) o projétil irá chegar na altura máxima antes do projétil
B. b) a altura máxima alcançada do projétil A é maior que a altura máxima alcançada pelo projétil B.
c) o alcance horizontal do projétil do projétil B é de 5V3/2 m. a velocidade do projétil B
d) em sua altura máxima possui módulo de 5V3/2 m/s.
e) em um certo instante de tempo após o lançamento e durante o seu voo, o projétil A poderá ter uma velocidade maior que a velocidade de B, em módulo.
Link para resolução https://youtu.be/eB6JemLy9hA
RESPOSTAS
Comentários
Postar um comentário