IMPULSO & QUANTIDADE DE MOVIMENTO


Impulso uma força mantida em um objeto por  um determinado tempo, muda a velocidade do objeto, muda sua quantidade de movimento de um objeto, ocasionando em um impulso. Impulso também é uma grandeza vetorial.

Essa fórmula para calcular o Impulso deve ser aplicada quando a força aplicada no bloco for constante, se não for usaremos a área do grafico Fxd para encontrarmos o Impulso.

Quantidade de movimento, é apresentado como inércia do movimento. Quanto maior a velocidade de um corpo maior for a velocidade de um corpo e maior for a sua massa maior será a quantidade de movimento. Quantidade de movimento é uma grandeza vetorial.



Estudo de mais de um objeto. ( Sistema)

Apenas forças externas, ou seja, força de objetos não pertencentes ao sistema estudado podem mudar quatidade de movimento resultande de um sistema de partículas. Quando houver interação apenas entre os corpos, os objetos do sistema, individualmente a quantidade de movimento de cada partícula pode mudar, mas a quantidade de movimento do sistema permanece inalterada.









EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO

1. UEL A brasileira Bia Figueiredo, piloto de automobilismo, disputou a Fórmula Indy por seis anos, tornando-se a primeira mulher a vencer uma prova da categoria Indy Lights e, em 2014, também foi a primeira a participar de uma temporada da Stock Car Brasil. Na Stock Car, a massa mínima do conjunto é de 1.320 kg. Considera-se o conjunto: carro, piloto a bordo vestindo macacão, luvas, sapatilhas, capacete e fluidos, tais como óleo, água, combustível. Com base nos conhecimentos sobre cinemática e dinâmica, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Se o conjunto está com a massa mínima e velocidade de 216 Km/h em módulo, então o módulo da quantidade de movimento é de 79.200 N.s.

( ) Se o conjunto com a massa mínima realiza uma curva semicircular de diâmetro de 400 metros onde o coeficiente de atrito entre as rodas e a pista é de 0,8, então a velocidade máxima para a realização do movimento, sem derrapar, deve ser 180 Km/h.

( ) Se dois conjuntos de mesma massa e respectivas velocidades de 200 Km/h e 250 km/h (mesma direção e sentido) sofrem uma colisão inelástica, então, após a colisão, as suas velocidades serão de 62,5 m/s.

( ) Se o conjunto com massa de 1.400 Kg varia sua velocidade de 0 Km/h a 180 km/h em uma determinada distância, então o impulso para esse conjunto ter essa variação de velocidade é de 70.000 N.s.

( ) Se o conjunto com massa de 1.400 Kg varia sua velocidade de 0 Km/h a 180 km/h em 5 segundos, então a força resultante média para esse conjunto ter essa variação de velocidade nesse tempo é de 10.000 N.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, F, V, V, F.

b) V, F, V, F, V.

c) V, V, V, F, F.

d) F, F, V, F, F.

e) F, V, F, F, V.

link para resolução  https://youtu.be/OIMU0n1MXCE

2. UNIMONTES Um vagão A com massa mA = 300 kg está se movendo em uma superfície sem atrito, com velocidade constante de módulo vA = 4,5 m/s. No trajeto, ele sofre duas colisões consecutivas e completamente inelásticas com outros dois vagões, B e C, ambos inicialmente em repouso. A massa de B não é conhecida e a massa de C é mC = 450 kg. Após a primeira colisão, envolvendo apenas os vagões A e B, os dois vagões se movem juntos, com uma velocidade de módulo vAB = 3 m/s. Após a segunda colisão, envolvendo os vagões A e B, que se movem juntos, e o vagão C, os três vagões passam a se mover juntos, com velocidade constante de módulo vABC. O valor de vABC é

A) 1,2 m/s.

B) 1,5 m/s.

C) 2,0 m/s.

D) 2,2 m/s.

link para resolução  https://youtu.be/I9HeCpGf9zg

3.PISM Um tubarão de massa m1 = 20,0 kg, que nada com uma velocidade constante de módulo v1= 2,2 m/s, subitamente engole um peixe menor de massa m2 = 2,0 kg, que estava inicialmente em repouso. Considerando que o momento linear do sistema composto pelos dois peixes é conservado, pode-se afirmar que a energia mecânica dissipada nessa refeição é: 

a)  2,0 J 

b)  4,4 J 

c)  2,2 J 

d)  2,4 J 

e)  1,2 J

Link para resolução  https://youtu.be/ZfSE4xtWDQE

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

1.FUVEST Uma bola de borracha de massa 𝑚 = 50 gramas é abandonada do repouso, a partir de uma certa altura . A resistência do ar não é desprezível, e o movimento da bola durante 0,6 segundo após o início da queda é registrado por uma câmera de alta resolução. Considerando o esquema da situação inicial e os gráficos da dependência temporal da altura 𝑦 e da velocidade vertical 𝑣Y da bola, responda às questões a seguir.

a) No instante t = 0,2 s, a força resultante que atua sobre a bola tem sentido para cima, sentido para baixo ou tem intensidade nula? Justifique sua resposta.

b) Calcule a energia cinética perdida pela bola entre os instantes imediatamente antes e imediatamente depois do choque com o solo.

c) Calcule o módulo da força média de resistência do ar atuando sobre a bola entre o instante inicial e o instante imediatamente antes de ela atingir o solo pela primeira vez.

link para resolução https://youtu.be/EsTF6Dg7T80

RESPOSTAS

EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO

1.A    2.B    3.B

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

1.A. para baixo, objeto acelerado para baixo.  B. O,125 J    C.Far =0,2 N

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-vindo(a) ao blog de conteúdo do Pirando Amigo!