FORÇA DE ATRITO

 

Força de Atrito: Entenda Como Ela Age!

A força de atrito é aquela companheira (ou adversária, dependendo do ponto de vista!) que surge sempre que um objeto se movimenta ou tende a se movimentar em contato com uma superfície. Imagine que ela está ali, "segurando" um pouco as coisas!

E o mais importante: a força de atrito sempre age no sentido contrário ao do deslizamento (ou da intenção de deslizar) do objeto. Se você empurra para a direita, o atrito tenta segurar para a esquerda. Simples assim!

Podemos calcular dois tipos principais de força de atrito usando fórmulas. Vem comigo que eu te explico!

Atrito Estático Máximo

Existe um ponto onde o atrito é mais "forte": é a força de atrito estático máxima. Com a fórmula:

...conseguimos descobrir o maior valor de força que podemos aplicar em um objeto parado sem que ele se mova. Se você aplicar exatamente essa força, dizemos que o objeto está na iminência de movimento. Ou seja, ele está pronto para deslizar; qualquer empurrãozinho a mais e lá vai ele!

Enquanto um objeto está parado, pela Primeira Lei de Newton, ele está em equilíbrio. Isso significa que a força resultante é zero. Então, se você aplica uma força menor do que o atrito estático máximo, o objeto fica quietinho. Nesse caso, a força de atrito (que chamamos de força de atrito estática) é igualzinha à força que você está aplicando, só que no sentido contrário, para manter o equilíbrio.


Atrito Dinâmico ou Cinético

Agora, se o objeto já está em movimento, sem mistério: a força de atrito que age nele se chama atrito dinâmico ou cinético. E ela é calculada assim:

Essa é a força de atrito quando o corpo está realmente deslizando, e ela tem um valor fixo enquanto o movimento acontece, independentemente de você aumentar ou diminuir um pouco a força aplicada depois que o objeto já está em movimento.


EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1.UNESP Uma esteira rolante é utilizada para transportar caixas para o alto de uma plataforma. Para iniciar a subida a partir do repouso, a esteira é colocada em movimento uniformemente acelerado por alguns instantes, até que as caixas atinjam uma velocidade constante, compatível com a subida. O coeficiente de atrito estático entre as superfícies das caixas e a superfície da esteira é 0,8 e a aceleração da gravidade local tem intensidade 10 m/s2.

Sabendo que sen θ = 0,6 e que cos θ = 0,8, a intensidade da máxima aceleração que a esteira pode ter no início de seu movimento, sem que as caixas escorreguem sobre ela, será

A.           0,4 m/s2.

B.           0,2 m/s2

C.           0,5 m/s2.

D.           0,1 m/s2.

E.           0,3 m/s2.

Link para a resolução https://youtu.be/PHc9y5vXGok



EXERCÍCIOS PROPOSTOS

1.Na figura temos dois corpos A e B, ligados por um fio inextensível sobre um plano inclinado, de pesos 140 N e 130 N respectivamente. Sabe-se que o coeficiente de atrito estático me = 0,5, o coeficiente de atrito cinético mc = 0,3 e que o ângulo q = 66º.


  1. Determine o sentido de movimento ou tendência de movimento do sistema. JUSTIFIQUE sua resposta comprovando-a numericamente
  2. Determine se o bloco está em movimento ou não, o sentido e o valor da força de atrito que atua no corpo B. JUSTIFIQUE sua resposta comprovando-a numericamente.

 link para resolução  https://youtu.be/_XdS1EUFu7U

 

2.EEAR  Um corpo de massa m está apoiado sobre um plano inclinado, que forma um ângulo de 30º em relação à horizontal, conforme a figura a seguir. O valor do coeficiente de atrito estático que garante a condição de iminência de movimento desse corpo é?



A)   1/2

B)   V2/2

C)   V3/2

D)   V3/3

Link para resolução  https://youtu.be/yH072X5k0jQ

3.EEAR Um bloco homogêneo de massa (m) está colocado em um plano inclinado formando um ângulo ϴ com a horizontal, conforme a figura. Existem duas condições possíveis para esse bloco:

I) permanecer em equilíbrio estático sob ação de uma força de atrito estático, cujo coeficiente de atrito estático é me; ou

II) descer o plano inclinado sob a ação de uma força de atrito dinâmico, cujo coeficiente de atrito dinâmico é md.

Adotando g para a intensidade da aceleração da gravidade no local, é correto afirmar que:


a) me = sen ϴ

b) me = tg ϴ

c) md > tg ϴ

d) md = tg ϴ

Link para resolução https://youtu.be/kFYMBBcf5sw


RESPOSTAS

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1.A

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

1.a.tendência plano acima ,  PA – PTB = 21,7 N  <  fatemax   b. repouso  fat = 21,7 N    2.D

3.B 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-vindo(a) ao blog de conteúdo do Pirando Amigo!